Capacitar é Essencial

As áreas de Informática têm procurado dispor recursos para as Empresas de forma a suportar, melhorar e evoluir os processos. Porém o foco não pode estar somente na tecnologia e recursos a serem aplicados; também deve incluir quem irá utilizar as ferramentas, pois a partir da adequada utilização que são efetivados os benefícios. Não se atingem vantagens competitivas apenas com excelentes recursos disponíveis é necessário que os usuários estejam adequadamente capacitados e tenham domínio da forma de aplicar os recursos dentro da estratégia da Empresa.
Esse fato ocorre tanto na utilização de ferramentas de produtividade pessoal (planilhas, editores de texto da última versão, etc.), quanto no uso de sistemas integrados (ERPs, CRMs, Supply Chain, etc.). Em vários casos a decisão também é efetuada de forma equivocada, sem uma real avaliação de quanto à disponibilidade dos recursos está alinhada à estratégia da Empresa e quanto poderá trazer de benefícios.
No desenvolvimento dos projetos e planos de informática deve-se incluir a análise da estratégia, avaliando como adequar os novos recursos ao desenvolvimento da Empresa. Também, deve-se considerar a capacitação dos envolvidos, planejando a alocação de tempo e investimento.
Sugestão de leitura: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/jack-welch-e-o-real-papel-da-area-de-rh/69718/
por Edgar Marçon
Diretor da Versys Consultores